Conecte-se

Educação

Sisu tem mais de 1 milhão de inscrições no primeiro dia; prazo vai até sexta

Publicado

em

Após divulgada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hora do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada.

De acordo com o Ministério da Educação, nessa terça-feira (23.Jan) mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram. Foi o primeiro dia de oferta de vagas.

Já o número total de inscrições chegou a quase 2 milhões. Isso ocorre porque cada candidato pode escolher até duas opções de cursos.

Este ano são ofertadas quase 240 mil vagas. Entre as chances, 61 universidades públicas federais e 22 universidades públicas estaduais.

As inscrições para o Sisu deste primeiro semestre foram antecipadas, como explica o diretor de Políticas de Educação Superior do Ministério da Educação, Vicente de Paula Almeida Júnior.

O Sisu é usado para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior, com base nas notas obtidas no Enem. Podem concorrer todos os que fizeram a prova em 2017 e não zeraram a redação.

As inscrições estão abertas até o dia 26 de janeiro. O estudante deve acessar o site sisu.mec.gov.br.

É preciso digitar o número de inscrição e a senha de cadastro usados no Enem 2017.

*Com informações da EBC

Anúncio
Clique para Comentar

Deixe seu comentário

Educação

Inscrições para cursos técnicos do IFG Anápolis já estão abertas

Publicado

em

Por

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu nesta quinta-feira (22. Ago), o período de inscrições para o preenchimento de 2.015 vagas em cursos técnicos para ingresso no primeiro semestre de 2020. Destas, 162 são destinadas ao Câmpus Anápolis de forma integrada, na qual o estudante faz o ensino médio juntamente com um curso técnico que será escolhido pelo mesmo no momento de se inscrever para a seleção. As inscrições serão realizadas, gratuitamente, somente via internet, na página do Centro de Seleção do IFG.

Os cursos disponíveis em Anápolis são técnicos de Comércio Exterior, Edificações e Química para estudo em tempo integral. E há opções também em Transporte de Cargas e Secretaria Escolar no período noturno voltadas para educação de jovens e adultos (o aluno deve ter no mínimo 18 anos).

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo sistema universal de seleção, no qual todos concorrem igualmente, ou pelo sistema de reserva de vagas, no qual somente podem concorrer candidatos que tenham estudando em escolas públicas.

Continue Lendo

Educação

Resultado do programa Graduação de Anápolis já foi divulgado

Publicado

em

Foi divulgada a lista do resultado da primeira fase do programa Graduação, em Anápolis. Pelo projeto, são oferecidas bolsas integrais e parciais para curso superior. O resultado está no Diário Oficial Eletrônico de Anápolis desta terça-feira (20. Ago).

Foram inscritos 1.906 candidatos nos quais 613 destes se apresentaram aptos de acordo com os critérios básicos do Edital de Seleção.  A próxima etapa do processo será a necessidade de encaminhamento dos documentos comprobatórios como renda familiar per capta, se é responsável financeiro da família ou se existem idosos em casa, por exemplo.

Cada um dos 300 candidatos classificados já recebeu e-mail da Comissão Executiva do Programa Graduação, que conta com até 10 dias para encaminhamento da documentação.

A terceira etapa é o comparecimento à entrevista, que é de caráter eliminatório. “A convocação será feita por meio do email que o candidato cadastrou e a responsabilidade é dele de acompanhar seu agendamento”, explica a responsável pela coordenação do programa, Letícia Jury.  Por fim, serão feitas visitas domiciliares que serão realizadas pela equipe técnica ligada a Coordenação do Programa.

Continue Lendo

Educação

Consulta pública do Future-se tem mais de 55 mil cadastrados

Publicado

em

Por

consulta pública do Future-se registrou 55.764 pessoas cadastradas até a tarde de ontem (20), segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (Mec). O programa foi lançado no dia 17 de julho. A consulta pública terminaria no dia 15 de agosto e foi prorrogada até o dia 29 de agosto.

Segundo o secretário de Educação Superior do Mec, Arnaldo Lima, o prazo foi estendido por mais duas semanas para que mais pessoas possam participar.De acordo com o Mec, o Future-se quer promover maior autonomia financeira em universidades e institutos federais, com incentivo à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo. As instituições de ensino podem aderir de forma voluntária e o programa vai ajudar a complementar a renda, não diminuindo os repasses da União

Conforme o Ministério, a consulta pública serve para especialistas e população opinarem sobre o projeto e as contribuições serão utilizadas na elaboração do projeto final que será enviado ao Congresso Nacional.

Continue Lendo

Em Alta