Conecte-se

Religião

Seja celibatário ou largue o sacerdócio, diz papa Francisco a padres gays

Publicado

em

Homens com tendências homossexuais profundamente arraigadas não deveriam ser admitidos no clero católico, e seria melhor para os padres ativamente gays abandonarem o sacerdócio em vez de levar uma vida dupla, afirmou o papa Francisco em um novo livro.

Embora ele tenha falado anteriormente da necessidade de uma melhor triagem de candidatos para a vida religiosa, o comentário sugerindo que padres que não podem manter seus votos de celibato devem deixar o sacerdócio é um dos mais enfáticos sobre o assunto até o momento.

O papa deu a declaração em entrevista a um livro do padre espanhol Fernando Prado no qual ele discute os desafios de ser um padre ou freira nos dias atuais.

Francisco disse no livro que a homossexualidade na Igreja “é algo que me preocupa”. O livro está previsto para ser publicado esta semana em vários idiomas. Uma cópia antecipada da versão italiana foi disponibilizada à Reuters.

“A questão da homossexualidade é muito séria”, disse ele, acrescentando que os responsáveis pela formação de homens para serem padres devem ter certeza de que os candidatos são “humanos e emocionalmente maduros” antes de serem ordenados.

Isso também se aplica às mulheres que queiram entrar em comunidades religiosas femininas para se tornarem freiras. Na Igreja Católica, padres, freiras e monges fazem votos de celibato.

A Igreja ensina que as tendências homossexuais não são pecaminosas em si, mas os atos homossexuais são.

Francisco disse que “não há espaço para isso” nas vidas de padres e freiras, acrescentando que a Igreja deve ser “exigente” na escolha de candidatos para o que é conhecido como a vida consagrada.

“Por essa razão, a Igreja pede que pessoas com essa tendência enraizada não sejam aceitas no ministério (sacerdotal) ou na vida consagrada”, disse ele.

“MELHOR DEIXAR A IGREJA”

Ele pediu que os homossexuais que já são padres ou freiras sejam celibatários e responsáveis para evitar criar escândalo. “É melhor que eles deixem o sacerdócio ou a vida consagrada em vez de viver uma vida dupla”, disse ele.

A entrevista foi realizada em meados de agosto. Menos de duas semanas depois, em 26 de agosto, o arcebispo Carlo Maria Vigano, ex-embaixador do Vaticano nos EUA, colocou a Igreja no epicentro de uma polêmica com uma declaração bombástica contra o papa e autoridades do Vaticano.

Vigano disse que existe uma “rede homossexual” no Vaticano, cujos membros ajudaram a promover as carreiras uns dos outros na Igreja.

*Com informações da Reuters

Anúncio
Clique para Comentar

Deixe seu comentário

Religião

Comemorações do aniversário da padroeira de Anápolis começam nesta quarta-feira, 17

Publicado

em

O aniversário da padroeira de Anápolis é comemorado no dia 26 de julho, e já nesta quarta-feira (17. Jul), começa a programação da Festa em Louvor a Santa’Ana. Realizada pela paróquia de Sant’Ana, a festividade religiosa é tradicional na cidade.

Do dia 17 a 25 de julho, às 19 horas, serão realizadas novenas na matriz. Além da programação religiosa, durante os dias 18 a 21 e 25 de julho acontecem as famosas barraquinhas com comidas típicas e shows artísticos. No próximo domingo, 21 de julho, também será promovido um bingo, às 14 horas.

As comemorações seguem, e no dia principal, 26, a programação começa às 6 horas da manhã com café da manhã comunitário, logo mais às 7h30, acontece à missa solene. Às 17 horas começa na Praça da Matriz a concentração para a tradicional procissão por algumas ruas da cidade.

O dia termina com mais uma missa às 18 horas. A festa se encerra no dia 28 de julho, com o almoço de Sant’Ana a partir das 11h30.

Continue Lendo

Religião

Trindade recebe milhares de romeiros durante Festa do Divino Espírito Santo

Publicado

em

Por

A Festa do Divino Pai Eterno chega ao fim neste domingo (7.Jul), em Trindade, e a programação contou com celebrações, entre elas, duas missas campais no altar externo, localizado na Praça da Basílica. Um dos pontos altos é a tradicional Procissão Luminosa.

Romeiros fazem o trajeto a pé para cumprir promessas religiosas

Com saída da Matriz de Trindade, inúmeras pessoas foram a pé com velas nas mãos e, junto ao carro-andor, que carrega a Imagem do Divino Pai Eterno. A procissão segue até a Praça da Basílica, onde acontece a missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz.

Acontece ainda a Missa Solene da Festa, celebrada pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira. A tradicional cerimônia tem a presença de diversas autoridades eclesiásticas e políticas.

Mesmo com o encerramento da festa no domingo, a segunda-feira (8 de jul) segue com programação em Trindade. A agenda começou às 5 horas, com o toque de despertar. Ao longo do dia, as celebrações acontecem na Igreja Matriz, às 7h, 9h e 19h; e no Santuário Basílica, às 5h30, 7h, 10h e 19h30.

Ponto de apoio para distribuir lanches e água

Na estrada para Trindade, foram montados pontos de apoio para os que faziam a caminhada a pé até o santuário.

Fotos: Romário Abreu

Continue Lendo

Religião

Presidente Jair Bolsonaro volta à Goiás para visita no Araguaia

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (5. Jun), o presidente Jair Bolsonaro esteve presente no lançamento do projeto “Juntos pelo Araguaia” em Aragarças (GO). O objetivo é a recuperação das áreas de nascentes que contempla Goiás e Mato Grosso.

Além de lideranças como o governador Ronaldo Caiado (DEM), Também esteve no local, o cantor Chitãozinho, da dupla Chitãozinho e Xororó que foi convidado para ser embaixador da causa.

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, chegou a anunciar na terça-feira (4.Jun) que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) detectou riscos na viagem e que o presidente não iria mais. Ele seria representado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Mas recuou minutos depois e manteve a viagem do presidente a Aragarças (GO).

Ele afirmou que, por segurança, não poderia detalhar o que fez o Planalto anunciar o cancelamento da viagem e reconsiderar logo após.

Continue Lendo

Em Alta