Conecte-se

Educação

Inscritos no Encceja já podem consultar locais de prova

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na segunda-feira (12.Ago), os locais de realização das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 em todo o Brasil. A informação pode ser consultada no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível no Sistema Encceja. O Inep recomenda que o participante leve impresso o Cartão no dia do exame.

O Cartão de Confirmação da Inscrição informa o número de inscrição, data, hora e local de realização das provas. Nele também é possível verificar a indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino das provas, além da solicitação de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social e recursos de acessibilidade aprovados caso tenha sido solicitado.

As provas do Encceja Nacional 2019 serão aplicadas em 25 de agosto, domingo, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. A avaliação ocorre no período da manhã e à tarde, em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios indicados no edital. No dia do exame, os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45, para as provas aplicadas pela manhã, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15, para as provas aplicadas à tarde, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF). É proibida a entrada após o fechamento dos portões.

Provas 
Na manhã do dia 25 de agosto, quem busca a certificação de competências do ensino fundamental terá provas de ciências naturais e matemática. No período da tarde, esses participantes farão provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia. Para os participantes que almejam a certificação do ensino médio, as provas matutinas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. Na parte da tarde, as provas serão de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

Encceja 
O Encceja é um exame direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada. As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares por meio de situações-problema do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências dessas pessoas a partir do que aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais.

Clique aqui e acesse o cartão de inscrição do participante

Anúncio
Clique para Comentar

Deixe seu comentário

Educação

MEC capacita professores e gestores sobre nova base curricular

Publicado

em

Por

Trezentos professores e gestores de 14 estados, como Amapá, Bahia e Paraná, participaram nesta quinta-feira, em Brasília, do Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo do encontro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é que os profissionais aprendam ferramentas que possam contribuir para a implementação da base curricular no país a partir de 2020.

Segundo o MEC, a ideia é que eles formem equipes regionais, municipais e nas escolas que ofereçam informações sobre os novos currículos e também ajudem na reelaboração de projetos político-pedagógicos das escolas. A BNCC deve nortear os currículos das redes de ensino público e privada de estados e municípios em todo o Brasil.

Para o secretário de Educação Básica, Janio Macedo, os professores são peças-chave para garantir a efetividade da BNCC. “Eles vão ser responsáveis por colaborar para a formação dos professores para aqueles estados e pela formação do seu projeto, que vai nortear toda a educação nos próximos anos”, disse.

A previsão do ministério é que, na próxima semana, cerca de 300 professores e gestores de 13 estados participem do treinamento – dessa vez, em São Paulo.

Continue Lendo

Educação

Inscrições para cursos técnicos do IFG Anápolis já estão abertas

Publicado

em

Por

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu nesta quinta-feira (22. Ago), o período de inscrições para o preenchimento de 2.015 vagas em cursos técnicos para ingresso no primeiro semestre de 2020. Destas, 162 são destinadas ao Câmpus Anápolis de forma integrada, na qual o estudante faz o ensino médio juntamente com um curso técnico que será escolhido pelo mesmo no momento de se inscrever para a seleção. As inscrições serão realizadas, gratuitamente, somente via internet, na página do Centro de Seleção do IFG.

Os cursos disponíveis em Anápolis são técnicos de Comércio Exterior, Edificações e Química para estudo em tempo integral. E há opções também em Transporte de Cargas e Secretaria Escolar no período noturno voltadas para educação de jovens e adultos (o aluno deve ter no mínimo 18 anos).

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo sistema universal de seleção, no qual todos concorrem igualmente, ou pelo sistema de reserva de vagas, no qual somente podem concorrer candidatos que tenham estudando em escolas públicas.

Continue Lendo

Educação

Resultado do programa Graduação de Anápolis já foi divulgado

Publicado

em

Foi divulgada a lista do resultado da primeira fase do programa Graduação, em Anápolis. Pelo projeto, são oferecidas bolsas integrais e parciais para curso superior. O resultado está no Diário Oficial Eletrônico de Anápolis desta terça-feira (20. Ago).

Foram inscritos 1.906 candidatos nos quais 613 destes se apresentaram aptos de acordo com os critérios básicos do Edital de Seleção.  A próxima etapa do processo será a necessidade de encaminhamento dos documentos comprobatórios como renda familiar per capta, se é responsável financeiro da família ou se existem idosos em casa, por exemplo.

Cada um dos 300 candidatos classificados já recebeu e-mail da Comissão Executiva do Programa Graduação, que conta com até 10 dias para encaminhamento da documentação.

A terceira etapa é o comparecimento à entrevista, que é de caráter eliminatório. “A convocação será feita por meio do email que o candidato cadastrou e a responsabilidade é dele de acompanhar seu agendamento”, explica a responsável pela coordenação do programa, Letícia Jury.  Por fim, serão feitas visitas domiciliares que serão realizadas pela equipe técnica ligada a Coordenação do Programa.

Continue Lendo

Em Alta