Conecte-se

Educação

Inscrições para intercâmbio na China estão abertas para servidores efetivos de Goiás

Publicado

em

O Governo de Goiás vai sortear servidores estaduais para participar de um programa de intercâmbio cultural na Província de Gansú, na China. A experiência internacional será realizada de 20 de agosto a 20 de setembro, e tem como objetivo promover troca de conhecimentos, além de contato com as políticas sociais e a cultura chinesas. Os servidores do Governo de Goiás interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de junho.

As bolsas de estudo são fruto de um acordo internacional de cooperação entre o Governo de Goiás e a Província de Gansú, que existe desde 2005. No caso do intercâmbio de servidores goianos, será a terceira edição. A novidade deste ano é que podem concorrer às vagas todos os servidores efetivos – e que estiverem dentro dos critérios pré-estabelecidos listados abaixo. Nas edições passadas, a seleção era fechada.

São oferecidas duas bolsas de estudo. Com a finalidade de democratizar o acesso à oportunidade, o Governo de Goiás vai sortear quatro servidores dentre os inscritos e enviará a lista à Província de Gansú. A comitiva chinesa, por sua vez, será responsável por selecionar os dois contemplados com as bolsas de estudo. O resultado deve sair até o dia 20 de junho.

Os selecionados ficarão um mês na Província de Gansú para conhecer os programas desenvolvidos naquela região na China. O foco da ação de intercâmbio é intensificar laços de compreensão e relacionamento, com vistas a facilitar cooperação mútua em diversas áreas.

Inscrição

Os requisitos para inscrição e participação no programa, estabelecidos pela Província de Gansú, são:
— Ser servidor estadual efetivo;
— Ter entre 22 e 50 anos;
— Apresentar carta de autorização da chefia;
— Comprovar proficiência em inglês (certificado de proficiência ou entrevista a ser realizada pela Assessoria Internacional, com agendamento por email); 
— Não possuir antecedentes criminais ou conduta desabonadora;
— Comprovar bom estado de saúde (sem doença infecciosa); anexar à ficha de inscrição laudos e exames recentes, que podem ser entregues até o dia 19/6 (Raio-X de tórax e doenças sexualmente transmissíveis: HIV, VDRL e Hepatite).

O interessado precisa, ainda, assumir o compromisso de arcar com alguns custos, como alimentação; internet e telefonia; e o trecho aéreo entre Goiânia x aeroporto internacional de saída / aeroporto internacional de retorno x Goiânia (São Paulo ou Rio de Janeiro). Também é obrigatória a observância de todas as leis, regras e regulamentos vigentes na República Popular da China.

Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo email sec-internacionais@palacio.go.gov.br .

Anúncio
Clique para Comentar

Deixe seu comentário

Educação

Sesi Jaiara comemora 47 anos de instalação em Anápolis

Publicado

em

Por

O Sesi Jaiara comemora 47 anos de instalação em Anápolis nesta terça-feira (18.Jun). Para lembrar a data, a unidade realiza a campanha Sesi e Senai Doe Sangue, Doe Vida, como parte das comemorações da sua atuação em Anápolis. A unidade móvel de coleta do Hemocentro de Goiás está na unidade das 8 às 16 horas para receber voluntários.

A celebração do aniversário, de quase cinco décadas, também inclui apresentações musicais e homenagens.

A Campanha Sesi e Senai Doe Sangue, Doe Vida, lançada pelo Sistema Fieg em maio, já coletou cerca de 400 bolsas. Até o final deste ano, a ação irá percorrer todas as unidades em Goiás e pretende solucionar a falta de sangue nos estoques do Hemocentro no Estado.

A UNIDADE

O Sesi Jaiara oferece serviços nas áreas de educação, saúde, lazer e responsabilidade social aos trabalhadores da indústria, dependentes e comunidade. No primeiro trimestre deste ano, cerca de 40 mil atendimentos foram registrados na unidade, sendo 53,8% atendimentos realizados para dependentes e trabalhadores das indústrias de Anápolis e cidades vizinhas.

A unidade conta com 972 alunos no ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na área de Esportes e Lazer, a unidade oferece serviços como modalidades esportivas, Ginástica na Empresa, clube, Jogos do Sesi e gestão de eventos. O Sesi Jaiara dispõe também de programas de Educação Continuada Presencial e ações de alimentação saudável.

*Com informações do Sesi Jaiara

Continue Lendo

Educação

Termina prazo de matrícula e de adesão à lista de espera do Sisu

Publicado

em

Por

Hoje (17) é o último dia para que os estudantes selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) façam a matrícula nas instituições de ensino superior públicas nas quais foram aprovados. Aqueles que não foram selecionados têm também até esta segunda-feira para aderir à lista de espera do programa. 

Cabe aos estudantes verificar os horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

O resultado da chamada única do Sisu foi divulgado no último dia 10 e está disponível no site do programa.

Os estudantes selecionados podem pleitear auxílio para pagar transporte, moradia e outras despesas nas próprias instituições de ensino superior, de acordo com determinados critérios, como renda familiar. Os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições.

Lista de espera

As vagas que não forem preenchidas serão ofertadas para os estudantes em lista de espera.

Quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso. feitas na hora da inscrição, na chamada única, e quiser integrar a lista tem até hoje para fazer a adesão, no site do Sisu.

O candidato deve acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

O estudante poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Esses estudantes serão convocados a partir do dia 19. A convocação para a matrícula será feita pelas próprias instituições de ensino.

Nessa etapa caberá aos próprios candidatos acompanhar a convocação na instituição na qual estiverem pleiteando uma vaga.

Sisu 2019

Nesta edição, o Sisu oferece 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país.

A seleção é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação. Ao todo, 640.205 estudantes se inscreveram no programa, de acordo com balanço divulgado pelo MEC.

Continue Lendo

Educação

Selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir de hoje

Publicado

em

Por

Os estudantes selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem, a partir de hoje (12), fazer matrícula nas instituições de ensino para as quais foram selecionados. O prazo vai até o dia 17. Cabe aos candidatos verificar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

O resultado da chamada única do Sisu foi divulgado segunda-feira (10) e está disponível no site do programa.

Os estudantes selecionados podem pleitear auxílio para pagar transporte, moradia e outras despesas nas próprias instituições de ensino superior, de acordo com determinados critérios, como renda familiar. Os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições.

Lista de espera

As vagas que não forem preenchidas serão ofertadas para os estudantes em lista de espera. Quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso feitas na hora da inscrição na chamada única e quiser integrar a lista tem até o dia 17 para fazer a adesão, no site do Sisu. 

O candidato deve acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. O estudante poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Esses estudantes serão convocados a partir do dia 19. A convocação para a matrícula será feita pelas próprias instituições de ensino. Nessa etapa caberá aos próprios candidatos acompanhar a convocação na instituição na qual estiverem pleiteando uma vaga.

Sisu 2019

Nesta edição, o Sisu oferece 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. A seleção é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame. Ao todo, 640.205 estudantes se inscreveram no programa, de acordo com balanço divulgado pelo MEC.

Continue Lendo

Em Alta