Conecte-se

Cidades

Falta de água causa transtorno para moradores do Bairro Residencial Leblon

Publicado

em

A diarista Rose Oliveira mora no Residencial Leblon e relata que desde sábado (7.Set) a água das torneiras da sua casa desapareceu. Casada e mãe de dois filhos, de 5 e 7 anos, ela usou as redes sociais para mostrar o drama para fazer tarefas simples como lavar a louça, roupas e, neste tempo seco, manter a casa limpa.

“Falta água para as tarefas básicas, mas a conta sempre chega. Neste mês vou pagar R$ 71”, reclamou Rose que afirmou que os bairros Campos Elísios, Tesouro, e Alvorada também sofrem com esta situação.

Com dificuldades para resolver a situação e depois de várias tentativas de resolver o problema junto a Saneago, Rose pediu ajuda para a radiologista Kassia Emanoella, para quem trabalha.

Com as redes sociais, a mobilização foi imediata e feita ainda no domingo (8.Set) para que a Saneago levasse a solução do abastecimento de água.

A mensagem publicada foi “Vamos comentar na última postagem da Saneago que falta água em Anápolis”. Até o fechamento desta reportagem, já somam 166 comentários.

A Saneago respondeu na segunda-feira (9.Set), mas justificou que o abastecimento na região do Residencial Leblon está comprometido devido ao incêndio que aconteceu na subestação da Enel, no Bairro Recanto do Sol.

Kássia insistiu em um posicionamento da Saneago já que a falta de abastecimento de água acontece desde antes do acidente.

Em nota, a Saneago confirmou os problemas relatados e informou que até sexta-feira (13.Set) os serviços estarão normalizados.

Segue a nota na íntegra:

A situação do abastecimento da região leste da cidade é a seguinte:

Devido a problemas de manutenção na rede, o reabastecimento foi comprometido pelo excesso de consumo no dia de sábado, 07/09, que acabaram por desestabilizar o sistema da região Leste, pois do Centro de reservação Lurdes depende todo o bombeamento para o Centro de reservação Aeroporto, do qual dependem outros 08 (oito) reservatórios (Tesouro, Vila Rica, Bairro Santo Antônio, Granjas Santo Antônio, Anaville 1 e Anaville 2, Leblon e Idelfonso Limiro). Como o centro de reservação Aeroporto não possui a capacidade adequada para esta operação, as elevatórias operam o tempo todo, sendo que qualquer alteração, como um vazamento ou outro problema técnico, desestabiliza o sistema, dificultando seu reabastecimento. A SAneago está realizando intervenções nas redes para garantir maior agilidade no abastecimento em áreas mais críticas, com conclusão prevista para o final desta semana (até dia 13/09). Contudo ocorreram intermitências e o abastecimento nesta área foi normalizado na noite de domingo para segunda.

Entretanto, na segunda feira, 09/09, embora tenham sido reabastecidas estas áreas, após o incidente ocorrido na segunda feira, de um incêndio em uma subestação de energia, em Anápolis, a captação Piancó ficou sem o fornecimento de energia, desde antes das 13 horas. A ENEL instalou geradores a diesel em paralelo com o trafo que ficou funcionando, para substituir o outro que queimou e voltar a fornecer energia suficiente para operar a captação Piancó. O retorno do fornecimento de energia aconteceu às 23 horas de ontem. Houve um curta interrupção ao longo da madrugada, de apenas 1 hora de duração, mas desde as 05:20 de hoje a captação está operando com sua capacidade máxima.

Como toda a cidade foi afetada pelo desabastecimento que durou mais de 10 horas, e com o consumo bastante elevado nesta época do ano, o reabastecimento segue lento, com previsão de normalização para acontecer durante a noite de hoje para amanhã, dia 10 para 11. Alguns setores já foram reabastecidos, mas até o momento, 18 horas do dia 10/09/2019, cerca de 40% da cidade encontra-se desabastecida ou em processo de reabastecimento.

A insuficiência do CR Aeroporto se deve ao fato de que este CR precisou ser remanejado emergencialmente para outra área quando da ampliação da pista do Aeroporto e aguarda desde então as obras de ampliação do sistema para implantação de reservação e execução das demais intervenções para seu funcionamento adequado. Fora destes períodos de excesso de consumo e ocorrências de manutenção de grande porte que comprometam o abastecimento do CR Lurdes, a operação do CR Aeroporto comporta a demanda, porém possui esta fragilidade.

Anúncio
Clique para Comentar

Deixe seu comentário

Cidades

Ex-deputado Carlos Antônio assume o Observatório de Segurança Pública de Anápolis

Publicado

em

Nesta terça-feira (17. Set), o ex-deputado estadual Carlos Antônio tomou posse do cargo municipal em comissão de Diretor de Observatório da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes, sendo o sucessor do Coronel Rubens Maia e Glayson Reis.

Carlos Antônio é radialista, e em 2004 foi candidato a vereador em Anápolis PSDB com 1.277 votos, e foi eleito em 2008 como o parlamentar mais votado para a Câmara municipal da cidade. Neste mandato, foi vice-presidente da Câmara nos anos de 2009 e 2010.

Em 2010, concorreu a deputado estadual e obteve 17.392 votos, cargo em que permaneceu por oito anos, em dois mandatos.

Carlos Antônio começou sua carreira em 1987, na Rádio Capital de Brasília. Atuou em rádios das cidades de Anápolis, Araguari (MG), Caldas Novas e Goiânia.

Continue Lendo

Cidades

Lei propõe medidas para proteger mulher contra assédio em Anápolis

Publicado

em

Foi aprovado, nesta segunda-feira (16. Set), na Câmara Municipal de Anápolis, o projeto de lei que propõe a bares, restaurantes, casas noturnas e afins que criem medidas preventivas e de auxílio à mulher em situação de assédio ou violência. A matéria é de autoria da Vereadora Thaís Souza (PSL) e segue para a sanção do Executivo.

Após a validação, os estabelecimentos destas categorias deverão oferecer treinamento dos funcionários para identificação de situações de assédio e/ou violência contra a mulher, espaço reservado para que a vítima esteja em local seguro até a chegada de autoridades, além de acompanhamento até o veículo de transporte quando solicitado.

Deverá haver também cartazes nos banheiros femininos ou em local visível com a seguinte frase: “Este estabelecimento conta com treinamento para auxílio a mulheres em situação de assédio e violência, FALE CONOSCO”.

Na justificativa, o texto afirma que o projeto de lei tem o objetivo de auxiliar as mulheres na busca por ajuda junto aos estabelecimentos comerciais, evitando o constrangimento e a violência.

Continue Lendo

Cidades

Vereadores de Anápolis cobram melhorias da Saneago

Publicado

em

Os moradores de Anápolis usam as redes sociais para registrar a falta de água em vários bairros da cidade. Na semana passada, um vídeo feito pela população mostrou a água que jorrava dos canos da Saneago para a rua, no Bairro de Lourdes.

O desperdício e a falta de água nas torneiras dos anapolinos foram motivos de debates entre os vereadores na sessão desta segunda-feira (16.Set). O pastor Elias informou que solicitou uma audiência pública com as presenças de representantes da Saneago.

“Não adianta só pedir explicação da Tânia, ela não pode resolver, temos que chamar quem pode ajudar”, destacou o parlamentar se referindo a Tânia Valeriano, gerente da Saneago em Anápolis.

O presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (PTB), também criticou os serviços da Saneago em Anápolis. “Os canos são velhos, toda a infraestrutura não recebe investimentos por muito tempo aqui na cidade, mas fizeram a barragem do João Leite para abastecer Goiânia. Precisamos lutar pela nossa cidade”, falou o parlamentar.

Os vereadores presentes também pediram soluções para Anápolis para que o abastecimento de água esteja normalizado em todas as regiões.

Continue Lendo

Em Alta