Conecte-se

Cidades

Consumidor pode remarcar viagem a praias atingidas por mancha de óleo

Publicado

em

Consumidores que tenham comprado pacotes de viagem ou hospedagem para as praias do Nordeste que foram afetadas pela mancha de óleo têm o direito de cancelar ou remarcar a reserva, sem a necessidade de pagar multa.

Segundo orientação da Fundação Procon de São Paulo, para isso o consumidor deve entrar em contato com a empresa contratada e pedir o cancelamento ou a remarcação.

As manchas de óleo têm poluído o litoral do Nordeste brasileiro desde o início de setembro, mas já foram notadas no final de agosto. A primeira localidade onde, segundo o relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a contaminação foi comunicada, foi na Praia Bela, em Pitimbu (PB), onde os fragmentos de óleo foram avistados no dia 30 de agosto. A partir daí, a substância escura e pegajosa se espalhou pelos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

“Como nem a companhia de turismo nem o hotel provocaram esse ato, estamos orientando a que se dê ao consumidor uma nova data para que ele possa se hospedar novamente sem multa, ou que seja remarcado o passeio, devido à vulnerabilidade do consumidor dentro da relação de consumo. Ele tem direito à vida, à saúde e à segurança. Ele não pode ser submetido a usufruir um produto que exponha sua vida, saúde e segurança”, explicou o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Fernando Capez.

Segundo Capez, as duas partes devem entrar em acordo para buscar a alternativa que melhor atenda o consumidor. Caso a empresa negue a dar essa solução, o consumidor deve procurar o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) da localidade onde mora.

A presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Magda Nassar, disse que se há realmente uma macha de óleo que prejudicará o turista de qualquer forma, a viagem tem que ser reagendada ou até mesmo cancelada.

“Isso muito mais do que da nossa parte como agente de viagem, que é apenas o prestador de serviço, tem que estar claro para o dono do serviço, que é a companhia aérea e o hotel. Obviamente vamos trabalhar para que o consumidor não seja onerado”, ressaltou.

Anúncio
Clique para Comentar

Deixe seu comentário

Cidades

Empreendedorismo é tema de palestra em Anápolis

Publicado

em

Nesta segunda-feira (18.Nov) será realizada uma palestra sobre empreendedorismo com o presidente do Grupo QG. O evento acontece no auditório da Faculdade Evangélica Raízes, localizada na Rua Floriano Peixoto, 900, a partir das 19 horas, e a entra é um 1kg de alimento não perecível.

Para participar é preciso fazer a inscrição pelo site: www2.cdlanapolis.com.br/cdl-anapolis-cursos/

Mais informações: 3328-0008


Guilherme Carvalho – Líder inspirador e presidente do Grupo QG, é porta voz e sucessor da segunda geração de um Grupo apaixonado por cozinhar com temperos frescos, com 40 anos de mercado. Graduado em Publicidade e Propaganda pela UCG-GO em 2007. MBA em Marketing com ênfase em Operações Comerciais pela FGV-GO em 2009. MBA em Franquias pela FIA-SP em 2012. MBA em Marketing Digital pelo IPOG-GO em 2019. Coach formado pela Febracis, maior instituição de coaching da América Latina, em 2019. Membro do Comitê de Food Service da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Já realizou intercâmbio estudantil nos Estados Unidos e participou de inúmeros cursos e congressos de destaque nacional e mundial, como a NRF em Nova Iorque e NRA em Chicago.

Continue Lendo

Cidades

Dia da consciência negra, celebrado nesta quarta-feira, 20, tem programação em Anápolis

Publicado

em

Por

Nesta quarta-feira (20. Nov) é celebrado nacionalmente o Dia Nacional da Consciência Negra. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares que faleceu em 20 de novembro de 1695, ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Em Anápolis, as programações da Semana da Consciência negra já começaram, confira:

Segunda-feira (18 de novembro)

Sessão solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Local: Câmara Municipal de Anápolis

Hora: 19 horas

Quarta-feira (20 de novembro)

Oficina de Congada com Marcela Thaynara

Local: Auditório UEG Jundiaí

Hora: 16 horas

1º Fórum social Pró-igualdade Racial e inclusão social de Anápolis

Temas: Conselho de promoção a igualdade racial, Rede de afeto, propondo parceria psicológica para os jovens da periferia.

Local: Auditório UEG Jundiaí

Hora: 19 horas

Quinta-feira (21 de novembro)

DANDÔ – Circuito de música

ACAA (Ao lado do Centro Cultural Woshington Ribeiro, Bairro Boa Vista)

Hora: 19 horas

Sábado (23 de novembro)

Palestra com Wynne Carneiro: Jornalista, mestranda em antropologia social – UFG

Tema: Negritude, identidade, e representação – um olhar enegrecido nos museus

Local: Estação Ferroviária Central

Hora: 16 horas

*imagem ilustrativa

Continue Lendo

Cidades

Anápolis tem problemas com o abastecimento de água

Publicado

em

A Saneago anunciou nesta quinta-feira (14. Nov) que fará rodízio de abastecimento entre os bairros de Anápolis. A gerente da empresa na cidade, Tania Valeriano, ressaltou que desta vez, todas as regiões do município serão afetadas.

Em nota, a empresa de distribuição informou o abastecimento de água poderia sofrer intermitências ao longo do dia, e pediu a compreensão da população.

Veja na íntegra:

Devido à redução na vazão dos mananciais que abastecem os sistemas Piancó e Daia, em Anápolis, o abastecimento de água no município poderá sofrer intermitências ao longo desta quinta-feira.

A companhia solicita a compreensão da população e orienta o consumo moderado de suas reservas domiciliares de água tratada.

Continue Lendo

Em Alta