Conecte-se

Tecnologia

Anatel autoriza reajuste de tarifa de telefonia fixa

Publicado

em

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o reajuste dos planos básicos de telefonia fixa pelas concessionárias do serviço (Oi, Telefônica, Claro, Sercomtel e Algar). Os aumentos variam de 0,7% a 6,76%, a depender da empresa.

A Anatel regula apenas as tarifas das chamadas concessionárias, empresas que assumiram o direito de explorar o serviço utilizando infraestrutura da União antes controlada pelo extinto Sistema Telebrás. Nesse caso, a lei impõe uma série de obrigações, entre elas a normatização das tarifas pela agência. Outras companhias podem oferecer o serviço, mas como “autorizatárias” e sem ter seus planos sujeitos a esse tipo de regras por parte do órgão.

Pela decisão do Conselho Diretor da Anatel, o reajuste ficará em 6% para a Oi (ligações locais em todo o país, à exceção de São Paulo), 4,9% para a Telefônica (ligações locais no estado de São Paulo), 6% para a Claro (chamadas de longa distância), 6,7% para a Sercomtel (ligações locais em cidades do Paraná) e 0,7% para a Algar (ligações locais em nove estados, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste).

A direção da Anatel também definiu o reajuste de cartões de telefones públicos, mais conhecidos como “orelhões”. A modalidade mais simples, de 20 créditos, passará a custar R$ 2,66.

Apesar da presença muito mais forte da telefonia móvel (com 228 milhões de acessos ativos em maio de 2019), de acordo com a Anatel havia no mesmo período cerca de 35,9 milhões de linhas ativas. A evolução recente, no entanto, mostra declínio do serviço: em maio de 2018, eram 38,8 milhões de telefones fixos em funcionamento.

Anúncio
Clique para Comentar

Deixe seu comentário

Tecnologia

Televisão brasileira completa 69 anos

Publicado

em

Comemora-se nesta quarta-feira (18. Set) os 69 anos da Televisão Brasileira. A tecnologia chegou ao país verde e amarelo no dia 18 de setembro de 1950 trazida por Assis Chateaubriand, que fundou o primeiro canal do Brasil, a TV Tupi, em São Paulo.

Antes era em preto e branco, agora a imagem é multicolorida e digital, muitas vezes, em três dimensões. Com tantas evoluções, hoje a televisão pode ser vista até mesmo por smartphones.

O primeiro programa transmitido foi o “TV na Taba” apresentado por Homero Silva. Participaram também, Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, Balé de Lia Aguiar, Vadeco , Ivan Cury, Wilma Bentivegna, Aurelio Campos, o jogador Baltazar entre outros.

A primeira imagem a aparecer é Sônia Maria, com cinco anos de idade vestida como índia utilizando um cocar dizendo a frase “Está no Ar a TV no Brasil”.

Continue Lendo

Tecnologia

Brasil tem 24,3 milhões de crianças e adolescentes que usam internet

Publicado

em

Por

Cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos, são usuários de internet no Brasil, o que corresponde a cerca de 86% do total de pessoas dessa faixa etária no país. A informação consta na pesquisa TIC Kids Online Brasil 2018, divulgada hoje (17) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

“Este percentual é mais alto do que a média da população em geral [conectada], que está em torno de 70%. Isso mostra que crianças e adolescentes são um público bastante conectado à rede”, disse Fabio Senne, coordenador de projetos de pesquisas do Cetic.br. Segundo ele, há três anos o uso da internet por esse público era 79%. “Há um incremento constante no percentual de usuários. E isso tem a ver também com as faixas etárias. Quando se chega na faixa entre 15 e 17 anos, esse percentual é ainda maior que os 86%”.

A pesquisa apontou também que, no ano passado, 3,8 milhões de crianças e adolescentes não tinham acesso à internet por falta, por exemplo, de acesso à rede em casa (8%) ou pela impossibilidade de usar a internet na escola (5%). Segundo Fabio Senne, as regiões Norte e Nordeste são as que menos usam internet no país (75%), enquanto a Região Sul (95%) é o local onde crianças e adolescentes estão mais conectadas.

“A pesquisa estima que cerca de 3,8 milhões de crianças e adolescentes não usaram a internet nos últimos três meses. E elas estão concentradas nas parcelas mais vulneráveis da população, especialmente nas classes D e E e uma quantidade grande também [está] presente na Região Nordeste do país, o que mostra que é preciso políticas específicas de inclusão mais focalizadas nesses públicos”, disse.

Multimídia

Segundo a pesquisa, oito em cada dez crianças e adolescentes do país assistem a vídeos, programas, filmes ou séries na internet. O estudo revelou que o uso da internet para atividades multimídia por crianças e adolescentes (83% do total dos entrevistados) é maior que a utilização da internet para o envio de mensagens instantâneas (77%), que o hábito de jogar sem conexão com outros jogadores (60%) ou conectados com outros jogadores (55%) e pouco maior que o uso da internet para escutar música (82%).

A internet é mais usada por meio de telefone (93%). Desde 2014, o uso de telefone celular ultrapassou o uso de computadores e Senne acredita que isso deve ainda aumentar. Também vem crescendo o uso de internet por meio da televisão (chegando a 32%, quando em 2014 era acessada por 5% dos entrevistados). A pesquisa apontou que em setores mais vulneráveis da população, as pessoas tendem a usar a internet exclusivamente por celular, como no caso das classes D e E, em que esse tipo de uso exclusivo foi apontada por 71% das pessoas.

Continue Lendo

Tecnologia

Lesley-Ann Brandt, da série ‘Lucifer’, vem ao Brasil para participar da CCXP 2019

Publicado

em

Por

Lesley-Ann Brandt, conhecida como a personagem Mazikeen da série “Lucifer”, virá ao Brasil em dezembro para participar da Comic Con Experience 2019. A maior feira geek do país acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro e iniciou sua venda de ingressos em abril.

Lesley-Ann Brandt estará presente nos dias 5, 6 e 7 de dezembro no evento, onde participa de sessões de fotos e autógrafos. A atriz está confirmada em outros eventos da programação, mas que ainda não foram anunciados pela produção do evento.

Além de Lesley-Ann Brandt, a CCXP já tem presenças confirmadas dos atores Lana Parrilla (“Once Upon a Time”), Iain Glen (“Game of Thrones” e “Resident Evil”) e Jason David Frank (“Power Rangers”).

A última edição do evento no Brasil recebeu 262 mil visitantes e teve como principais atrações Brie Larson, Sandra Bullock, Maisie Williams e Michael B. Jordan.

Continue Lendo

Em Alta